O que é saúde mental
A saúde mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. De acordo com a organização mundial de saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recupera-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
Na atualidade, muitas pessoas acreditam que a sua saúde mental está em risco. Isso porque encontramos muitos empecilhos e desafios em nosso cotidiano, os quais nem sempre conseguimos resolver facilmente.
A carga de trabalho e as expectativas profissionais podem pesar sobre os nossos ombros. Também precisamos ser presentes, compreensivos, compassivos e amigáveis em nossos círculos sociais. Assim surge a ansiedade para fazer jus a todos esses critérios.
Além das obrigações rotineiras há também uma carga de informações, muitas vezes conflituosas e desgastantes dos meios de comunicação.
Mesmo em casa, após o expediente ou em um dia preguiçoso, não conseguimos descansar a mente completamente. Ela está sempre trabalhando, absorvendo informações e nos forçando a tirar conclusões sobre assuntos quais não nós dizem respeito. Consequentemente nosso bem estar vai sendo afetado até que, um dia percebemos problemas emocionais que antes não existiam.
Por acaso, você já parou, respirou e refletiu sobre como anda sua saúde mental?
Respirar fundo em meio ao caos também é importante.Quando nos desaceleramos, danificamos a nossa saúde mental.
Dicas para mantermos a saúde mental em dia
É na calmaria que conseguimos coletar pensamentos e traçar planos de ação.
Quando nos tratamos bem e cuidamos de nós mesmos podemos ultrapassar qualquer obstáculo. Nossos relacionamentos são melhores, nossos esforços profissionais são reconhecidos e nos valorizamos como deveríamos.
• Encontre a felicidade além das redes sociais: abandone as redes sociais por algumas horas do seu dia para descansar a mente. De acordo com uma pesquisa realizada pela instituição de saúde pública do Reino Unido Royal Society for Público Health e do Movimento de Saúde Jovem, o compartilhamento excessivo de fotos nas redes sociais influenciam negativamente a autoimagem, prejudica o sono e aumenta o medo de não estar vivendo tudo o que a vida tem para oferecer. Logo reserve um tempo em sua agenda semanal para se desconectar das redes sociais. Deixe o celular longe, em outro cômodo, e fique em coisas que realmente importam para você.
-
Reflita sobre a sua vida atual. A Auto percepção irá ajudá-lo a tomar decisões que condizem com os seus verdadeiros interesses;
-
Faça meditação–com a mente quieta e silenciosa, conseguimos administrar as situações cotidianas com coerência. Dormimos melhor, aprendemos a controlar nossos pensamentos, separando o que é bom e ruim.
-
Pratique exercícios com frequência: a prática de exercícios físicos estimula a liberação do hormônio da felicidade- a dopamina em nosso corpo. Além disso, atividades físicas também podem agir como pequenos períodos de refúgio de nossa vida caótica.
-
Consulte um psicólogo – este profissional pode ajudar a organizar sua vida e administrar a emoção. Com o acompanhamento psicológico, descobrimos detalhes sobre a nossa personalidade e porque somos do jeito que somos. Dessa forma, podemos melhorar o nosso desempenho profissional, fortalecer relacionamentos e desenvolver o amor próprio;
-
Sejaumpoucoegoísta-Penseemvocê. O que te faz bem? O que te faz mal? Traga para a sua vida apenas positividade. Afaste as pessoas tóxicas, os problemas insolúveis e a preocupação excessiva. Cuidar de você é um ato de amor.
-
Desacelere!- Se sentir a necessidade de desconectar-se de tudo e de todos. Faça isso por alguma horas de ou um final de semana. Desacelerar é encontrar a melhor maneira possível de lidar com as complicações do cotidiano para não afetar a sua saúde mental e física.
-
Faça uma alimentação equilibrada diariamente- baixo teor: de açúcares, farinhas, gorduras e alto índice de legumes, verduras. Frutas e proteínas moderados.